Alunos dos sétimos e oitavos anos participam de aula sobre Taekwondo com Mestre Cláudio Rezende


 


Taekwondo é  uma arte marcial coreana, este esporte combina técnicas de kung fu, karatê-do e outras disciplinas mais antigas.

A expressão é composta por três termos: tae (que se refere ao uso dos pés ), kwon (ligado aos braços e punhos ) e do (noção filosófica associada ao caminho da perfeição ). A frase "tae kwon do" , portanto, alude ao uso dos pés e das mãos em uma técnica que, por extensão, não apela a nenhum tipo de armamento.

A convite dos Professores Rosmara e Wilson (Educação Física), o Mestre Cláudio Rezende fez uma aula prática desta luta para alunos dos sétimos e oitavos nesta quinta-feira (12/05).

Rezende, faixa preta de Taekwondo, explicou para nossos alunos sobre o esporte e os significados das faixas (estas refletem o grau de habilidade alcançado pelo praticante). 

Uma vez que o atleta atinge a faixa preta (maior grau), ele pode continuar avançando até atingir o 9º DAN, a qualificação máxima. O instrutor é o responsável por avaliar o candidato para determinar se ele pode avançar na nota.

Na aula, nossos alunos compreenderam o significado dos diferentes tons de cintos que são alcançados no Taekwondo:

-O preto passa a ser sinônimo de maturidade, conhecimento.

-O vermelho é identificado como aquele que representa aqueles que se preparam para alcançar a perfeição neste esporte.

-Azul, que determina que é para o céu que a planta cresce e amadurece.

-Verde é representado como sinônimo de força e uma planta renascida.

-Laranja, são os primeiros raios de sol que a referida planta é capaz de perceber.

-Amarelo identifica-se com a terra.

-Branco é sinônimo de pureza e inocência.

O uniforme de taekwondo inclui, além do cinto, uma roupa de treino. Esta arte marcial pode ser praticada com sapatos especiais ou até mesmo descalço.