A aprendizagem matemática pressupõe a aquisição de um conjunto de
instrumentos poderosos para explorar a realidade, representá-la, explicá-la e
predizê-la através de diferentes formas de atividade.
O Dia Nacional da Matemática (06/05) foi tema do projeto das idealizado pelas professoras Erineide e Marina. Foto: LKM, 2022. |
As professoras Erineide e Marina (matemática) em conjunto com todos os professores da LKM, idealizaram um dia especial para celebrar o Dia Nacional da Matemática, comemorado todo o dia 06 de maio em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
Neste dia, todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio
participaram de atividades lúdicas e práticas envolvendo a matemática e o
cotidiano, levando em consideração as diferentes necessidades destes em
desenvolver a confiança, a autonomia e o pensamento crítico e reflexivo, como
forma de possibilitar a evolução e melhoria da aprendizagem.
As atividades foram organizadas em vários ambientes da escola,
criando uma trilha, o aluno pôde participar conforme o despertar do seu
interesse e assim, gerou um ambiente pedagógico enriquecedor, de modo que a
aprendizagem esteve concentrada no desenvolvimento e integração da construção
do pensamento matemático e na apropriação do fazer matemático.
A convite da Prof.ª Rosângela Cafasso, o Prof. Dr. Eduardo Colli do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP trouxe para LKM, objetos interativos do acervo da Matemateca desafios propostos pelo professor para os nossos alunos .
Os objetos interativos da Matemateca foram apresentados no novo Laboratório de Ciências. Foto: LKM, 2022. |
Essa foi a primeira vez que a interatividade esteve presente nesse
tipo de ação, Colli preparou vídeos explicativos para cada peça do acervo e
inaugurou com o projeto LKM, a nova forma de levar os objetos interativos
da Matemateca acompanhados de vídeos, ampliando o acesso a todos os alunos das
redes públicas e privadas. Acompanhe as novidades e ações da Matemateca também
através do perfil oficial no Instagram: @matemateca_imeusp.
Com o crescimento do acervo (trabalho principalmente dos artesãos Rodolpho Zukauskas e Carlos Cuba), desde 2016 a Matemateca (Centro de Difusão e Ensino Matemateca) se tornou um centro de referência. Os objetos do acervo são expostos em exposições grandes e pequenas, dentro da USP e fora dela.
Na parte de esportes, o Diretor Anderson Ikawa fez uma aula demonstrativa sobre defesa pessoal e sua importância para o conhecimento dos limites do corpo.
Professores de diversas disciplinas participaram deste dia, a Prof.ª Regiane (Língua Portuguesa) trouxe jogos e desafios, a Prof.ª Eliane Santos (Geografia) trabalhou fusos horários. A Prof.ª Daniela (Artes) montou a sala corpo matemática e movimento com a proposta de trabalhar ângulos. Prof.ª Carol (Ciências) esteve a frente da sala do IMC (índice de masso corporal), parâmetro utilizado para avaliar se o peso está dentro do valor ideal para a altura.
Jogos adaptados para baixa visão foram apresentados aos alunos. Foto: LKM, 2022. |
Prof.ª Sandra (História/Filosofia) montou a sala dos filósofos e a
história da contribuição da filosofia a matemática. A Prof.ª Euzeli (Ed.
Física) trouxe charadas, desafios e perguntas voltadas a matemática para a
brincadeira torta na cara.
Exposição Filósofos Matemáticos, Prof.ª Sandra. Foto: LKM,2022. |
As professoras Patrícia e Deise (Matemática) estavam a frente do
tangran. A Prof.ª Kátia Fonseca criou a sala de jogos matemáticos.
A Prof.ª Regina (Língua Portuguesa) criou a sala Mundo em Desenhos com
atividades impressas que envolvem “ligar os pontos” para descobrir o desenho.
Desafios do Laboratório de Ensino de Matemática - LEMa, projeto da Prof.ª Ms. Ana Maria Maceira Pires da Universidade de Guarulhos também estiveram presentes neste dia, fichas impressas do LEMa proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de suas estratégias pessoais para cálculo e medição mental, bem como procedimentos de orientação espacial, em contextos de resolução de problemas, decidindo, em cada caso, as vantagens da sua utilização e avaliando a coerência dos resultados.
Agradecemos a todos os participantes e colaboradores pelo empenho,
aos Professores Eduardo Colli e Ana Maria Maceira Pires, pelo apoio e por acreditar no nosso projeto e aos
Professores, que estão sempre presentes em todos os momentos e topando novos
desafios para elevar a qualidade de ensino na nossa querida E.E. Lydia Kitz
Moreira.