Projeto Bosque Chico Mendes foi concebido através da colaboração e trabalho de equipe


Novo bosque foi inaugurado no dia 06 de junho de 2022.

Professor Celso, idealizador do projeto bosque, planejou as etapas para a recuperação da área atrás da quadra poliesportiva. Em  conjunto com  os alunos, Celso, criou a trilha trilha ecológica, o sistema de captação de água, pintura do espaço e doação de mudas. 

A ideia do bosque aconteceu no ano de 2017 quando o Professor Celso, recém chegado a LKM, conheceu o Prof. André. O Prof. André sempre teve o sonho de trazer melhorias para a área verde atrás da quadra, foi quando o Prof. Celso falou sobre as ações e projetos da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Guarulhos. Os professores iniciaram o projeto horta com os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Neste período, Prof. Celso já trabalhava na Secretaria do Meio Ambiente antes do seu cargo na LKM, foi quando apresentou ao Prof. André o projeto Trilhas no Bosque Maia.

Entre os anos de 2017 e 2018, os professores André (foto) e Celso deram inicio ao projeto. Imagem: Arquivo, LKM

O primeiro bosque da E.E. Lydia Kitz Moreira foi concebido através da colaboração de todos os professores e alunos e que trabalharam de forma voluntária nos fins de semanas, plantando mudas de árvores frutíferas.

O primeiro bosque foi concebido graças ao trabalho conjunto: alunos e professores. Imagem: Arquivo, LKM.

No ano de 2018, os alunos participaram do Projeto AGA - Agentes Ambientais, (representantes de todas as turmas EF/EM) visitaram o ETA (Estação de Tratamento de Água) e o Bosque Maia e puderam conhecer um pouco mais sobre como a água é tratada, e ter noções sobre a importância da preservação da natureza e os problemas relacionados com a interferência humana.

Os professores fizeram um mutirão para limpar o terreno na época. Imagem: Arquivo, LKM.

Com a mudança de sede do Prof. André para  a E.E. Maria Leoni e a pandemia da Covid-19, o projeto Bosque parou, mas foi retomado pelo professor Celso neste ano com o apoio do atual gestor, Anderson Ikawa e da equipe pedagógica.

O novo bosque tem por diferencial o sistema de captação de água de chuva, compostagem, jardim dos sentidos, a horta idealizada de inicio pelo Prof. André e o piso drenante com pedriscos doados pela antiga empresa Proguaru.

Prof. Celso (dir.) foi o idealizador do bosque e o Vice Diretor Jean (esq.) ficou responsável pelas obras de infraestrutura.

O Vice Diretor Jean esteve a frente da parte de infraestrutura: limpeza e remoção de entulho e restos de vegetação seca, construção da escada de acesso, portão de acessibilidade e trouxe vasos de plantas para compor o novo bosque.

Bosque Chico Mendes possui horta, cada turma tem seu espaço de plantio e cuidados. Imagem: LKM, 2022.

Todos os professores da LKM participaram e colaboraram ativamente do projeto e escolheram o nome do bosque: Chico Mendes. O nome homenageia Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, seringueiro, sindicalista e ativista político brasileiro que lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica.

O novo bosque conta com sistema de captação de água de chuva, compostagem, jardim dos sentidos. Imagem: LKM, 2022.

No dia 06 de junho deste ano aconteceu a inauguração do bosque Chico Mendes. Para marcar esse dia, nossos alunos participaram das palestras com o Prof. André e o Educa Pet, projeto desenvolvido pelo Departamento de Proteção Animal (DPAN), com temas sobre meio ambiente e cuidados com animais de rua. 


Todos os alunos visitaram o novo bosque Chico Mendes e foram coordenados pelos alunos monitores e equipe Gremista. A Guarda Municipal de Guarulhos (GCM) trouxe a apresentação do canil para os alunos do período da tarde.

Agradecemos a todos os participantes: alunos, professores, agentes, equipe gestora e pedagógica, ao Prof. André, o DPAN e a GCM pela oportunidade e carinho com o projeto bosque Chico Mendes da E.E. Lydia Kitz Moreira.


Sobre o Projeto AGA de 2018:
 
 
O Projeto AGA envolveu os setores prestadores de serviços ao cidadão, tais como Secretaria do Meio Ambiente e SAAE (Serviço de Autônomo de Água e Esgoto),  teve por objetivo, proporcionar o conhecimento sobre o tratamento de água, como se dá o funcionamento do aterro sanitário e os problemas sobre este tipo de destinação do lixo, conscientização ecológica e muito mais, onde os alunos são preparados para serem agentes multiplicadores e assim, conscientizar a comunidade em melhor destinação do lixo, redução no consumo de água, combate à poluição do ar e de rios, entre outro enfoques para a melhoria do meio ambiente e preservação da natureza.

GALERIA: